Viajar nos tempos do corona

Atualizado: 27 de Jul de 2020



Estamos há mais de 100 dias em quarentena. O mundo enfrenta uma pandemia altamente contagiosa e temos que parar tudo pra tentar diminuir o número de infectados e mortos. Crianças deixaram as escolas, idosos correm um risco ainda maior que a população em geral, o trabalho tenta se reinventar e viajar é a última coisa q poderemos fazer. Recessão econômica e o desemprego aumentando. Os governantes, que parecem ter algum distúrbio cognitivo, ignoram todo o caos que a população enfrenta.

Parece uma sinopse de um livro/filme sobre distopias, não??

E nessa amarga realidade que enfrentamos, a arte, músicas, filmes e livros têm revelado o seu valor imensurável para diminuir nossa angústia diante dessa situação infindável.

Uma das coisas que tenho feito em casa é imaginar o mundo através dos relatos de pessoas que viajaram e nos mostraram o mundo através de um outro olhar. Atualmente, minha obsessão é o Amyr Klink e seus relatos sobre viagens no mar. Já emprestei dois livros de amigos e tenho assistido suas entrevistas no Youtube.

Além dele, encontrei outros relatos de viajantes, por terra, bicicleta e mar, para compartilhar com vocês e quem sabe, a gente possa sonhar por um mundo mais leve e com liberdade abundante novamente.

Espero que vocês gostem!



As Viagens, Marco Polo


Um clássico para qualquer viajante. Neste livro conhecemos as histórias das viagens de Marco Polo que aconteceram pela Ásia entre 1271 e 1295, mais de duas décadas viajando.



O livro foi muito controverso, pois questionavam a veracidade das histórias. Elas podem ser um pouco repetitivas em alguns momentos, mas sempre serão fascinantes.


Para comprar, acesse aqui.






Cem dias entre céu e mar, Amyr Klink

Quem nunca quis fazer uma travessia entre continentes, sozinho em um barco movido apenas pela força dos braços e usando remos?


Eu nunca, mas o Amyr Klink não só quis, como fez.


A narrativa leve e inspiradora, nos transporta ao meio do oceano solitário em meio a baleias e correntes marítimas. A viagem aconteceu em 1985, quando o autor tinha 28 anos de idade. Já pensou em fazer essa viagem a remo, numa época com acesso limitadíssimo a GPS e sem internet??


Enquanto eu pesquisava mais informações sobre o livro, achei esse comentário no site da Amazon e resolvi compartilhar aqui com vocês:

“Você começa a ler "Cem Dias entre Céu e Mar" duvidando da saúde mental do Amyr Klink por ter resolvido fazer uma jornada dessas em um barco a remo - e termina duvidando da sua própria saúde mental por nunca ter pensado nisso (...)”.


concordo.


Para comprar, acesse aqui.


Diários de Bicicleta, David Byrne

David Byrne, músico e cantor da lendária banda Talking Heads, compartilha suas impressões sobre as cidades que conhece ao redor do mundo.


Um amante da mobilidade ciclistica, Byrne leva a sua bicicleta dobrável por cidades como Berlim, Buenos Aires e Istambul.


Neste diário, ele compartilha fotos, suas reflexões sobre moda, arquitetura, geografia, urbanismo e sobre o mundo da música.


O livro é sobre divagações, sobre o que define a cultura das cidades, enquanto anda de bicicleta por elas.


Para comprar aqui



Mundo por Terra, Roy Rudnik e Michelle Weiss

Esse casal viajou de carro por 5 continentes. Roy e Michelle narram toda a experiência desta viagem relatando sobre o planejamento, burocracias enfrentadas para viajar com o carro, problemas mecânicos e choques culturais.


Uma das partes mais interessantes é quando Michelle resolve compartilhar algumas sensações e reflexões sobre o que é ser mulher no mundo.


Este é o tipo de livro que quando terminamos, a gente se pergunta: Quando vou fazer uma viagem assim?


Para comprar, acesse aqui.



Leu algum que não está nesta lista e quer compartilhar?

Conta pra gente nos comentários.



Se você preferir conhecer o mundo através da TV, acesse essa nossa seleção especial de séries e filmes para viajar. :)


122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

@terraemtransito

  • Instagram