Um brinde a Fiji!

Texto: Rafael Goes


Resumo: Viagem a Fiji, relatos sobre a cultura local, paisagens naturais, fotografia de natureza.


Foto: Rafael Góes

Quando o Vico me perguntou se eu poderia mandar alguma foto/texto sobre Fiji a resposta foi automática: Claro que sim!!


Sabemos que a fotografia tem, entre diversas características, uma história para contar que nem sempre conseguimos perceber através da imagem. Assim como nos textos, é comum fazermos nossas interpretações das imagens.


Estes registros de Fiji tem uma conotação muito especial para mim. Sempre fui muito ligado a alguns assuntos: fotografia x viagem x natureza. Durante os últimos 25 anos eu tento me manter em movimento, viajando e documentando.


Foto: Rafael Góes

Porém fui surpreendido por uma questão de saúde e acabei diagnosticado com insuficiência renal crônica. Entrei em tratamento, fiz hemodiálise e acabei fazendo o transplante de rim, por muita sorte meu irmão era compatível e acabou sendo o doador! Escrevendo assim, este episódio do transplante parece que não foi lá um grande acontecimento, porém houve diversas intercorrências, como rejeição, infecções e uma série de dificuldades. Passei por 4 cirurgias em 10 dias e já antecipo que é uma história de final feliz!


Após 1 ano do transplante e já com a saúde bem melhor programei uma viagem para Nova Zelândia para celebrar e desta vez meu parceiro de viagem seria meu irmão. A ideia seria celebrarmos a vida, a saúde e tudo o mais que pode e deve ser celebrado.


A Nova Zelândia entra na história de Fiji, pois foi de lá nosso ponto de acesso (voo) a estas (maravilhosas) ilhas. Fizemos uma viagem super bacana pela Nova Zelândia e encerramos com Fiji!



Foto: Rafaél Góes

Escolher qual (ou quais) ilhas visitar em Fiji requer tempo e dedicação, pois são muitas ilhas e com características diferentes, inclusive nos custos de hospedagem.


Da ilha principal chega-se ao aeroporto em Nadi, de lá existem barcos de linha e voos que levam para diversos grupos de ilhas. Escolhi um grupo conhecido por Ilhas Yasawa, fomos para as 2 últimas ilhas deste grupo, sendo a última ilha chamada de Yasawa i Rara. Uma das vantagens destas ilhas é que o acesso é feito por um barco de linha, que vai passando de ilha em ilha, então os custos de transporte acabam sendo reduzidos e como as ilhas onde ficaríamos eram as últimas do grupo, acabou sendo um ótimo passeio!


Quando fizemos a viagem, de Nadi até a Nacula Island foram quase 5 horas de ferry. As ilhas Fiji oferecem excelentes opções de mergulho como devem imaginar, seja com mergulho em cilindro, seja de snorkel saindo da praia. A região tem um dos “corais moles” em termos de conservação.


Existem diversas opções de mergulho, em uma outra ilha existe um canal por onde passam as arraias manta, em outra região pode-se mergulhar com tubarões tigre (nós não fizemos este). Existe a ilha onde foram filmadas algumas cenas do filme Lagoa Azul, visitamos a gruta, as praias no entorno são lindas, mas até onde me lembro lá não tinha hospedagem, era apenas para visitas no dia.



Foto: Rafael Góes


Fiji oferece alguns resorts de luxo e boas hospedagem, porém existem opções hospedagens bem mais simples. Ficamos em barracas de lonas fixas em uma das ilhas, o local oferece pensão completa, é simples e básico, mas não precisa mais do que isto, afinal ficamos o dia inteiro no mar, mergulhando.


A região de Fiji e arredores ainda é um daqueles lugares que você tem um intercambio cultural real, existem opções para trabalhos voluntários, a culinária é bem interessante - inclusive para vegetarianos, afinal algumas ilhas mostram a influência hindu, pode-se experimentar a kava-kava, bebida artesanal de uso medicinal (amarga!) o povo é extremamente hospitaleiro e simpático e as praias e o mar são lindíssimos!



Foto: Rafael Góes


Enfim, falar de Fiji em um blog é difícil no sentido de ter bastante conteúdo, porém limitação de espaço, se me pedir uma dica de lá seria: fique o máximo de tempo que puder.



--


Para acompanhar o trabalho do Rafa: Instagram, Facebook, rafagoes.com





-

#Fiji #Viagens #Pacífico #oceania #OceanoPacifico #fotografia

Posts recentes

Ver tudo

@terraemtransito

  • Instagram