Filmes sobre a Índia

Atualizado: 7 de Fev de 2019


Quando compramos as passagens para a Índia, começamos a preparar o roteiro da viagem. Pesquisamos lugares para ir, compramos alguns livros sobre a história do país e começamos a ler sobre as histórias de lá em alguns sites. Uma de nossas fontes de pesquisa foram os filmes realizados sobre o país.

Apesar de termos uma ideia do que seria a Índia, queríamos ter mais referências e relembrar algumas histórias sobre a região.


Quando retornamos ao Brasil, revi alguns destes filmes para saber quais deles eram mais fiéis a cultura, cores, sensações e as pessoas indianas.


Escolhi alguns que acredito serem mais reais às experiências que vivemos e listo abaixo alguns.


Começo pelo filme que acredito ser o mais essencial pra quem quer conhecer e se aprofundar mais sobre o país.

  • Gandhi (1983)


Gandhi foi um grande líder espiritual e político. E ao viajar pelo país, você verá diversos museus dedicados a sua memória. Os museus são casas em que o Mahatma esteve hospedado por algum tempo e para mim, o mais emocionante foi conhecer a casa que viveu dias antes de ser assassinado em 1948, em Déli. Lá, reconstruíram os últimos passos de Gandhi. Emocionante.


Conhecer a história de Mahatma Gandhi é conhecer sobre fé, resistência e sobre a busca por libertação da exploração sofrida pelo povo daquele país.


Sinopse:

Os acontecimentos mais importantes da vida de Mohandas Gandhi, o líder indiano que enfrentou o domínio britânico sobre seu país. Dedicado ao conceito de resistência não-violenta, ele é inicialmente rejeitado por autoridades inglesas, incluindo o influente Lorde Irwin, mas suas causas acabam se tornando reconhecidas internacionalmente e seus protestos levam a Índia a conquistar sua independência.



  • Viagem a Darjeling (2007)


Sinopse:

Francis, Peter e Jack são irmãos, mas não se falam há um ano. Eles decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de acabar com a barreira existente entre eles e também para autoconhecimento. Entretanto, devido a alguns incidentes envolvendo a compra de medicamentos, a viagem logo muda de rumo e faz com que o trio fique perdido no meio do deserto com apenas 11 malas, uma impressora e uma máquina plastificadora.

Direção: Wes Anderson



  • Quem quer ser milionário (2009)


Sinopse:

Jamal Malik é um rapaz de 18 anos que teve uma infância muito difícil, lidando com a violência e a miséria na Índia. Ele é chamado para participar da versão indiana do famoso programa de TV "Quem quer ser um milionário?" e sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show. Porém a polícia desconfia da honestidade de Jamal, que deve provar sua inocência.



  • Comer, rezar e amar (2010)

A parte em que Elizabeth Gilbert chega a Índia é assustadoramente real. Chegamos em Déli, numa noite fria e com um motorista maluco que não falava nada de inglês. Enquanto o nosso motorista dirigia velozmente por uma rodovia, abria a porta para cuspir sem diminuir a velocidade. Além disso, é impressionante a habilidade dos indianos ao volante.


Sinopse:

Liz Gilbert pensa que ela tinha tudo que queria na vida: uma casa, um marido e uma carreira de sucesso. Porém recém-divorciada e de frente para um momento de mudança, ela se sente confusa sobre o que é importante em sua vida. Ousando sair da sua zona de conforto, Liz embarca em uma busca de auto-descoberta que a leva à Itália, à Índia e a Bali.



  • O exótico Hotel Marigold (2012)


Sinopse:

Aposentados britânicos decidem viver uma aventura em um destino exótico e escolhem o luxuoso Hotel Marigold, na Índia. Ao chegarem, percebem que as coisas não são exatamente como imaginavam e acabam descobrindo uma nova maneira de viver a vida.


Um grupo de britânicos aposentados decide ir à descoberta da Índia, por forma a disfrutarem do seu merecido período de reforma numa luxuosa estância turística. Apesar do luxo publicitado em pouco ou nada corresponder à realidade, o agora "Exótico" Hotel Marigold irá progressivamente proporcionar aos seus hóspedes o charme inebriante e revitalizador da Índia, ainda que por vias pouco convencionais. Um filme do realizador de "A Paixão de Shakespeare", com um elenco de luxo: Judi Dench, Bill Nighy, Tom Wilkinson e Maggie Smith.



  • Lion: uma jornada para casa (2016)


Sinopse:

Aos cinco anos de idade, o indiano Saroo se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.



  • Yoga: Arquitetura da paz (2017)


Sinopse:

Baseado no livro homônimo do fotografo Michael O’Neill, este documentário mostra a jornada dele pelo universo da ioga durante 10 anos.

Dirigido por Heitor Dhalia.


Tem na Netflix


Vc já foi pra Índia e acha que faltou algum filme?


Me conta aí nos comentários! :)


#filmes #cinema #india #viagens

31 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

@terraemtransito

  • Instagram