Conheça Jeanne Baret e outras mulheres que circum-navegaram o mundo

Atualizado: 28 de Jul de 2020

Se você usou o google ontem (dia 27 de julho), deve ter visualizado a homenagem que a plataforma fez a Jeanne Baret, a primeira mulher a circum-navegar o mundo.


Doodle da ilustradora Sophie Diao

A exploradora francesa viveu no século 18, era botânica e viajou pelo mundo coletando milhares de espécies de plantas. Foi assistente do botânico aristocrata Philibert de Commerson.




Na época, mulheres eram proibidas de integrar a tripulação dos navios e Baret teve que se disfarçar de homem para fazer parte da tripulação. Quando descoberta, foi abandonada no Taiti e só voltou para França anos depois.


Quando esteve no Brasil, uma das plantas que Baret levou para integrar a sua coleção foi a 'bougainville", a nossa popular primavera. A ilustradora Sophie Didao adicionou no doodle e ficou lindíssimo.

A história é muito interessante e você pode conhecer mais sobre essa incrível mulher no livro "O segredo de Jeanne Baret", da escritora Glynis Ridley. A obra está disponível na Amazon e você pode comprar clicando neste link ou na imagem abaixo.




Laura Dekker


Outra aventureira fascinante é Laura Dekker. A velejadora neozelandesa ficou conhecida em 2009 quando foi impedida pelo governo holandês de viajar sozinha em um veleiro de 40 pés. Aos 14 anos foi autorizada a iniciar a sua jornada, se tornando a pessoa mais nova a completar a volta ao mundo.


A aventura foi iniciada na Holanda, passando pelo canal do Panamá, Oceano Índico e África do Sul. Toda a viagem foi documentada e resultou no filme "Maidentrip", que esteve disponível por um tempo na Netflix. Hoje você pode ter acesso a alguns trechos das viagens através do YouTube.



Jessica Watson


Esta velejadora australiana levou 210 dias para completar a volta ao mundo num pequeno veleiro. No ano de 2010, lançou a biografia "Destemida" em que fala sobre a sua infância e preparação para velejar pelo mundo. Há rumores de que a Netflix está preparando um filme para contar a história desta aventureira.


Se você quiser comprar a biografia, clica neste link.



Diferente de Dekker, Jéssica fez a viagem pelo sul do globo passando pelo temido cabo Horn, onde as águas são mais agitadas, frias e perigosas, até retornar a Sydney.



Conhece mais alguma? Conta pra gente! :)


#JeanneBanet #lauraDekker #JessicaWatson #Veleiros #CircumNavegação #GirlPower


234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

@terraemtransito

  • Instagram