• Vicente

Banheiros & Bollywood: a Índia privada



A Índia é um país seis vezes mais populoso que o Brasil.


Eu sempre faço essa conta depois que eu voltei da viagem ao país: se aqui nesse mesmo lugar onde eu estou tem, por exemplo, 4 pessoas, então na Índia seriam 24 pessoas - já que lá tem 6x mais a população do Brasil.


É muita gente! Então agora você imagina 1 bilhão e 200 milhões de pessoas - desculpa a expressão - mijando e cagando, ou se preferir, fazendo cocô e xixi, ou fazendo o número 1 e o número 2. Não importa - uma hora, quando a coisa apertar, você vai ter que dar um jeito de entrar em um banheiro na Índia!

Foto: Acervo pessoal

E aí é uma merda porque não tem jeito… você vai ter que encarar isso (esse da foto tá até bonitinho, todo roxinho…). E não se iluda, pois em vários hotéis e mesmo em um shopping center onde só se vendem anéis de ouro, diamantes e outras pedras preciosas o banheiro pode não ser exatamente uma jóia.


Mas é lógico que você já vai estar prevenido porque papel higiênico já é pedir demais. Deve existir. Geralmente utilizam uma caneca e um balde cheio de água.







Brincadeiras à parte, o saneamento básico é assunto muito sério no mundo todo. É básico. A série “O código Bil Gates” mostra bem essa questão. No Brasil, são 15 mil mortes e 350 mil internações por ano em decorrência da falta de saneamento básico. Traduzindo os números, são quase 400 mil pessoas (a população de uma cidade média inteira) sofrendo todos os anos de diarréia e cólica, febre, alucinações causadas pela desidratação... As crianças são as mais atingidas. Quase metade da população brasileira não tem acesso a coleta de esgoto e 35 milhões não tem acesso a água potável.


Em tempos de pandemia isso é uma dupla tragédia. Como é que as pessoas vão lavar as mãos?




Na Índia a questão é ainda mais séria. O governo indiano lançou a Missão Índia Limpa para criar uma Índia livre de defecação a céu aberto até outubro de 2019. Uma a cada cinco pessoas não têm banheiro em casa. Cerca de 163 milhões de indianos não têm acesso a água limpa.


Foi iniciada a construção de mais de 100 milhões de banheiros públicos para resolver esse problema, mas resultou que os hábitos culturais dificultam: algumas pessoas preferem usar o campo ou as ruas. Não é fácil transformar hábitos e para isso os governantes buscaram em Bollywood a solução para mudar a realidade no país.


O filme indiano “Toilet: Uma História de Amor” (2017), disponível na Netflix, é o resultado dessa colaboração com o governo. Um homem dividido entre a tradição, representado pelo seu pai, e a modernidade, representado pela esposa - enfrenta toda burocracia e resistência familiar para instalar um banheiro em sua casa.

Caso não construa um banheiro, corre o risco de ficar sem esposa.



O filme é divertidíssimo! É possível ter uma boa noção do que é morar no país - tradição e modernidade em conflito constantemente.

foto: acervo pessoal

FOTO: Na beira da estrada, estrume seco vendido para alimentar as fogueiras. A grande maioria dos indianos não têm acesso ao gás de cozinha - muitos nem cozinha tem. Outros fazem fogo usando o estrume seco das vacas que estão por toda parte. À noite, voando de avião, uma constelação de milhares de pequenas fogueiras podem ser vistas do alto.










Fico pensando: então, o que leva as pessoas a querer visitar esse país? Eu conheço pessoas que foram a Índia e que praticamente não colocaram os pés na rua. Viram tudo de dentro das janelas dos carros. É uma opção também, especialmente para quem não quer passar por situações assim.


Para o estilo de quem gosta de se envolver com a multidão e andar a pé pelas cidades, garanto que vai ser uma aventura. Então esteja equipado. Eu recomendo um sapato velho ou uma bota impermeável.


Banheiro na rua. Foto: Acervo pessoal

Não se surpreenda se no meio do caminho, na entrada da estação de um metrô, por exemplo, encontrar um pequeno córrego de xixi vindo dos cochos instalados nas ruas para que os - homens - possam tirar a água do joelho.





A Índia é maravilhosa e esse é só um detalhe do cotidiano. Se você deseja conhecer o país e ficou um pouco preocupado com a situação dos banheiros pode relaxar, pois como mostra o filme "Toilet", a Índia é feita de contradições e é muito rica em experiências. A quantidade de turistas que o país recebe é enorme. Locais turísticos, hotéis e alguns restaurantes já estão adaptados para os hábitos ocidentais. :)


---

Outros filmes para refletir sobre saneamento básico e banheiros:


  • Saneamento Básico (2007)


  • O Banheiro do papa (2010)



245 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

@terraemtransito

  • Instagram